quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Divisão de Frações

A divisão deve ser efetuada aplicando uma regra prática e de fácil assimilação, que diz: “repetir a primeira fração e multiplicar pelo inverso da segunda”. 

Números Inversos


adnaquino escrito:A soma dos inversos de dois números inteiros e consecutivos é igual a 7/12. Quais são eles?
:idea:


Dois números inteiros e consecutivos

Primeiro = x 
Segundo = x + 1

Inverso do primeiro = 1/x
Inverso do segundo = 1/(x + 1)
A soma destes (inversos) é 7/12

1/x + 1/(x + 1) = 7/12 =====================> mmc = 12x(x + 1)
12(x + 1) + 12x = 7x(x + 1)
12x + 12 + 12x = 7x² + 7x
-7x² - 7x + 12x + 12x +12 = 0
-7x² + 17x + 12 = 0
D = 289 + 336
D = 625

x' = (- 17 + 25)/[2*(-7)]
x' = 8/-14
x' = - 4/7

x" = (- 17 - 25) / [2*(-7)]
x" = -42/-14
x" = 3


VERIFICAÇÃO.
Para x = -4/7
1/-4/7 + 1/(-4/7 + 1) = 7/12
7/-4 + 1/(3/7) = 7/12
7/-4 + 7/3 = 7/12 ==========> mmc de 4 e 3 = 12
-21/12 + 28/12 = 7/12
7/12 = 7/12 ================> esta é uma igualdade verdadeira. Correto.

Para x = 3
1/3 + 1/(3 + 1) = 7/12
1/3 + 1/4 = 7/12 ===========> mmc de 4 e 3 = 12
4/12 + 3/12 = 7/12
7/12 = 7/12 ==================esta igualdade é verdadeira. Correto.

Resp. Os números são - 4/7 e seu consecutivo. Porém o exercício diz que os números em questão são inteiros. Logo o -4/7 não serve como resposta para esta questão.
E também podem ser o 3 e seu consecutivo. Estes são 3 e 4. São inteiros.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Origem da Palavra

Assim como a maioria das palavras do nosso vocabulário, a palavra SALÁRIO, é derivada do latim salarium argentum, que significa “pagamento em sal”. Isso porque no Império Romano, os soldados eram pagos com SAL. Naquela época, o sal era uma iguaria muito cara, e que podia ser trocada por alimento, vestimentas, armas, etc.

Cunhagem


A história da cunhagem de moedas está muito ligada com a evolução dos métodos produtivos e das técnicas de metalurgia.
No início as moedas eram cunhadas de forma artesanal, para realizar a operação o desenho a ser utilizado era gravado de forma "espelhada", em baixo relevo em uma bigorna. Em seguida o disco de metal, previamente aquecido, era pressionado sobre esta gravação com o auxilio de um punção, onde se aplicava a pressão necessária com um martelo, transferindo assim o desenho do cunho para o metal. Este processo produzia moedas com um desenho gravado em apenas uma das faces.
Esquema da prensa de balancim
Num segundo momento o punção onde se aplicava a pressão foi substituído por outro cunho (este móvel e também gravado como o cunho fixo), este novo processo permitiu a cunhagem de moedas com gravações nas duas faces.
Este processo necessitava, porém, da força humana, o que tornava a produção de moedas uma atividade lenta.
Posteriormente este processo foi melhorado com a introdução do balancim (século XVI), um tipo de prensa na qual é possível fazer um esforço menor e produzir, no entanto, uma pressão maior e mais uniforme nos cunhos.
Já durante a Revolução Industrial a cunhagem foi aprimorada com a introdução de prensas a vapor, e posteriormente prensas elétricas.

Moeda Mercadoria


dinheiro é o meio usado na troca de bens, na forma de moedas ou notas (cédulas), usado na compra de bens, serviços, força de trabalho, divisas estrangeiras ou nas demais transações financeiras, emitido e controlado pelo governo de cada país, que é o único que tem essa atribuição. É também a unidade contábil. Seu uso pode ser implícito ou explícito, livre ou por coerção. Acredita-se que a origem da palavra remete à moeda portuguesa de mesmo nome (o dinheiro).
A emergência do dinheiro não depende de uma autoridade central ou governo. É um fenômeno do mercado; na prática, entretanto, os tipos de moeda mais aceites atualmente são aqueles produzidos e sancionados pelos governos. A maior parte dos países possuem um padrão monetário específico — um dinheiro reconhecido oficialmente, possuindo monopólio sobre sua emissão. Algumas exceções são o euro (usado por diversos paíseseuropeus) e o dólar (utilizado em todo mundo).
O dinheiro em si é um bem escasso. Muitos itens podem ser usados como dinheiro, desde metais e conchasraras até cigarros ou coisas totalmente artificiais como notas bancárias. Em épocas de escassez de meio circulante, a sociedade procura formas de contornar o problema (dinheiro de emergência), o importante é não perder o poder de troca e compra. Podem substituir o dinheiro governamental: cupons, passes, recibos, cheques, vales, notas comerciais entre outros.
Na sociedade ocidental moderna o dinheiro é essencialmente um símbolo – uma abstração. Atualmente as notas são o tipo mais comum de dinheiro utilizado. No entanto bens como ouro e prata mantêm muitas das características essenciais do dinheiro.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Immanuel Kant


Immanuel Kant (Königsberg22 de abril de 1724 — Königsberg, 12 de fevereiro de 1804) foi um filósofoprussiano, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, indiscutivelmente um dos pensadores mais influentes.
Depois de um longo período como professor secundário de geografia, começou em 1755 a carreira universitária ensinando Ciências Naturais. Em 1770 foi nomeado professor catedrático da Universidade de Königsberg, cidade da qual nunca saiu, levando uma vida monotonamente pontual e só dedicada aos estudos filosóficos. Realizou numerosos trabalhos sobre ciência, física, matemática, etc.
Kant operou, na epistemologia, uma síntese entre o Racionalismo continental (de René Descartes eGottfried Leibniz, onde impera a forma de raciocínio dedutivo), e a tradição empírica inglesa (de David HumeJohn Locke, ou George Berkeley, que valoriza a indução).
Kant é famoso sobretudo pela elaboração do denominado idealismo transcendental: todos nós trazemos formas e conceitos a priori (aqueles que não vêm da experiência) para a experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar. A filosofia da natureza e da natureza humana de Kant é historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismoconceptual que dominou a vida intelectual do século XX. No entanto, é muito provável que Kant rejeitasse o relativismo nas formas contemporâneas, como por exemplo o Pós-modernismo.
Kant é também conhecido pela filosofia moral e pela proposta, a primeira moderna, de uma teoria da formação do sistema solar, conhecida como a hipótese Kant-Laplace.

terça-feira, 5 de julho de 2011

RESPEITO AOS IDOSOS

Vários idosos são disrespeitados em quase todos os lugares filas de bancos, ónibus .

Todos os idosos devem ter atendimento em qualquer lugar diferenciados eles tem prioridade em qualquer lugar que eles vão mas só tem um problema a maioria dos jovens de hoje em dia não respeitam os idosos por que acham que ele são velhos de mais e eles não gostam mas na verdade inveis deles disrespeitar os idosos ele tem que respeita com os idosos agente pode até aprender coisas interesantes intão é muito errado disreipetar os idosos agente tem que ser amigo deles por que um dia voçe vai ser idosos e se continuar assim voce tanbem vai ser disreipedo em tão antis de disreipeitar os idosos  pense bem por que um dia pode ser voce o disrepeitado


                                            RESPEITE OS IDOSOS

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

   Diga Não à violência no Trâsito. Por Amor à Vida.




Muitas pessoas disrespeitam as leis dos transito causando acidentes que podem leva até a morte dessas pessoas exemplos de disreispeitos a educação no transito é dirigir bêbado, da a um menor de idade um veiculo,fazer racha,etc.

No transito devemos obedecer as leis e não a disreispetalas como um bom motorista deve conhecer as leis do trânsito, usar sempre o cinto de segurança, manter sempre o veiculo em boas condições de funcionamento,não aceita desafios e provocações,não dirigir cansado ou sob efeito de álcool e drogas
Não abuse de auto-confiança para não colocar a sua vida e nem a de outros em risco

64% dos acidentes são causados por falhas humanas

30% tem origem em problemas mecânicos.

Apenas 6% são consequência de má conservação de via.

sábado, 11 de junho de 2011

Aleijadinho


Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, c. 29 de agosto de 1730ou, mais  

1814) foi um importante escultor,entalhador e arquiteto do Brasil colonial.
Pouco se sabe com certeza sobre sua biografia, que permanece até hoje envolta em cerrado véu de lenda e controvérsia, tornando muito árduo o trabalho de pesquisa sobre ele e ao mesmo tempo transformando-o em uma espécie de herói nacional. A principal fonte documental sobre o Aleijadinho é uma nota biográfica escrita somente cerca de quarenta anos depois de sua morte. Sua trajetória é reconstituída principalmente através das obras que deixou, embora mesmo neste âmbito sua contribuição seja controversa, já que a atribuição da autoria da maior parte das mais de quatrocentas criações que hoje existem associadas ao seu nome foi feita sem qualquer comprovação documental, baseando-se apenas em critérios de semelhança estilística com peças documentadas.
Toda sua obra, entre talha, projetos arquitetônicos, relevos e estatuária, foi realizada em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro PretoSabaráSão João del-Rei e Congonhas. Os principais monumentos que contém suas obras são a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Com um estilo relacionado ao Barroco e aoRococó, é considerado pela crítica brasileira quase em consenso como o maior expoente da arte colonial no Brasil e, ultrapassando as fronteiras brasileiras, para alguns estudiosos estrangeiros é o maior nome do Barroco americano, merecendo um lugar destacado na história da arte do ocidente.

Aleijadinho
Suposto retrato póstumo de Aleijadinho realizado por Euclásio Ventura no século XIX. Abaixo, sua assinatura
Nome completoAntônio Francisco Lisboa
NascimentoC. 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente, 1738
Ouro Preto
Morte18 de novembro de 1814
Ouro Preto
NacionalidadeBrasil Brasileiro
OcupaçãoEscultor, entalhador, arquiteto
Movimento estéticoBarroco e Rococó

quinta-feira, 2 de junho de 2011

AULA DE CIÊNCIAS : MADEIRA LEGAL e ILEGAL

Madeira Ilegal

 É importante não comprar madeira ilegal porque quando você compra madeira ilegal você esta contribuindo para  a destruição do meio ambiente causando o aquecimento global e destruindo a nossa falna brasileira matando os animais e as árvores e matando a se mesmo porque você vive na Terra e quando compra madeira ilegal ou retira madeira ilegalmente esta fazendo isso.

Madeira Legal

A madeira legal pode ser comercializada porque tem licença para retirar a madeira na maiorias das vezes para cada árvore retirada da natureza é plantada uma nova assim não afta o meio ambiente então que for usa madeira tem que ser madeira legal para não destruir o meio ambiente

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Resumo Aula de Espanhol

Hoje a professora explicou sobre muy e mucho.

Muy : Para intensificar cualidades

Mucho : Para intensificar acciones e comparaciones

sexta-feira, 27 de maio de 2011

BASQUETE



Air ball (Bola ao ar): Um termo um tanto sarcástico para descrever um lançamento que não toca o aro.
Alley-oop pass (Passe alley-oop): Uma assistência para um jogador que está correndo na direção da cesta. Este jogador salta, agarra a bola no ar, e enterra ou deixa a bola na cesta antes de tocar o chão outra vez.
Assist (Assistência): O passe anterior de uma cesta.
Backdoor play (Uma jogada de porta traseira): Uma jogada aonde um jogador passa a bola para um companheiro na parte de cima da chave e quando os marcadores seguem a trajetória da bola, outro jogador corta em caminho á tabela desde o lado oposto do campo para receber uma assistência para fazer um lançamento sem marca.
Bank shot (Arremesso contra a tabela): Um lançamento que é dirigido para que rebote na tabela e depois entre no aro.
Baseline (Linha de fundo): A linha de fundo embaixo de cada tabela.
Bench (Banco): Banco de jogadores reservas.
Bounce pass (Um passe com drible): Um passe de um companheiro ao outro que bate no chão antes de ser recebido.
Box out (Bloquear um jogador): Quando um jogador põe o seu corpo entre o rival e a tabela para obter uma melhor posição para fazer os rebotes.
Brick (Um Tijolo): Um lançamento com muita força que rebota na tabela ou no aro e se vai muito longe.
Charging (Falta ofensiva): Uma falta aonde um jogador ofensivo bate contra um jogador que não esta se movendo.
Chucker: Um jogador que nunca viu um lançamento que não quis tentar encestar.
Coast-to-Coast (Costa-á -Costa): De um lado do campo ao outro.
Collective Bargaining Agreement (Acordo de Negociações Coletivas) : O acordo entre a NBA e a Associação de Jogadores que governa todas as condições de emprego dos jogadores da NBA tendo em conta as regras da NBA.
Cut (Corte): Um movimento rápido de um atacante geralmente em direção á tabela para obter uma boa posição de lançamento.
Dead-ball foul (Uma falta sem a bola): Uma falta cometida enquanto o relógio não está correndo e a bola não está em jogo.
Deny the ball (Negar a bola): Prevenir um rival de conseguir a bola marcando-o muito proximamente e colocando-se entre um rival e a bola.
Double dribble (Drible Dobro): Uma infração onde um jogador (dribla) a bola, para, e retorna a driblar novamente
Double team (Equipe Dupla): Uma tática defensiva onde dois jogadores marcam a um único rival.
Downtown (Desde fora) : Uma anotação de longe da tabela, geralmente relacionada a uma anotação desde a linha de três pontos.
Draft: O processo de cada ano que as equipes da NBA selecionam jogadores das universidades e outros lugares.
Dribble (Drible) : Bater a bola no chão.
Dunk (Enterrada) : Um lançamento aonde uma mão ou as duas mãos passam a bola pelo aro.
Fast break (Ataque rápido): Uma jogada onde uma equipe ganha a posse da bola e muda a direção do jogo no sentido contrário rapidamente, tentando obter um bom lançamento antes de que a defesa da outra equipe consiga se acomodar em suas posições.
Field goal (Anotações de campo) : Uma anotação que pode valer dois ou três pontos, dependendo se foi feito desde dentro ou fora da linha de três pontos (marcado a 22 pés da tabela).
Flagrant foul (Falta intencional): Uma falta desnecessária ou excessiva cometida contra um rival.
Foul (Falta): Uma infração no jogo. Geralmente, são contatos ilegais entre dois jogadores.
Foul trouble (Problemas de faltas): Quando um jogador está próximo do limite de faltas pessoais antes de ser expulsado do jogo, ou uma equipe que está próximo do limite de faltas permitido por quarto aonde mais tarde, cada falta é transformada em lançamento livre.
Free agent (Agente livre) : Um jogador que não tem contrato com nenhuma equipe da NBA devido a que seu contrato expirou ou foi cancelado por sua equipe em conformidade com os procedimentos de cancelamento da NBA, ou porque este era elegível para o Draft da NBA e nunca foi contratado para jogar na NBA.
Free throw (Lance livre) : Um lançamento sem marcas desde 15 pés que vale um ponto. Um jogador que se lhe comete uma falta enquanto está no ato do lançamento recebe dois lançamentos livres.
Frontcourt (Campo ofensivo): A metade do campo onde ataca a equipe.
Give-and-go (Dê-e-vai ou Passar e continuar) : Uma jogada em onde um jogador passa a bola para um companheiro, depois corta em direção da tabela e recebe de retorno um passe para fazer um lançamento ou encestar a bola no aro.
Goaltending (Bloqueio ilegal): Uma falta onde um jogador interfere a bola enquanto a mesma está caindo em forma descendente, ou quando lhe bloqueia contra a tabela ou toca enquanto a bola está num cilindro imaginário acima do aro; pode ser cometido por um atacante ou uma defesa.
Hard-checking (Falta por empurrar) : Uma falta onde um defensor usa as suas mãos para impedir que o atacante progresse.
Hang Time (Tempo suspendido no ar) : A quantidade de tempo que um jogador pode ser mantido no ar enquanto tenta um lançamento.
High post (Poste alto da chave) : A área próxima a linha de lance livre.
Hoop (Aro): A cesta ou o aro.
Jump Ball (Pulo) : Quando um jogador de cada equipe toma a posse da bola simultaneamente, o árbitro para o jogo. Depois que as equipes estão novamente em suas posições, o árbitro joga a bola ao ar entre esses dois jogadores, que tentam jogar a bola em direção de seus companheiros.
Lane (Garrafão): A zona pintada do campo (próximo a cesta) entre a linha de fundo e a linha de lance livre. Também é chamada "chave" porque em épocas anteriores tinha forma de uma chave. Foi alargada duas vezes até chegar a forma retangular de agora.
Loose-ball foul (Falta sem bola) : Uma falta cometida enquanto nenhuma equipe tem a posse da bola, geralmente a falta é cometida durante a luta pelos rebotes.
Lottery (Loteria) : O processo que determina a ordem de seleção no primeiro turno do draft entre as equipes que não classificaram para o playoffs.
Net (Rede): A rede de 15 a 18 polegadas de longo que se prende no aro.
Outlet pass (Passe de saída) : Um passe feito por um jogador depois de haver tomado um rebote a um companheiro geralmente na metade do campo para começar um ataque rápido.
Over the limit (Passado do limite) : Passado do limite de faltas. Cada equipe pode cometer quatro faltas por quarto por quais não serão penalizados com lances livres (a menos que são cometidos contra jogadores durante o ato de lançamento); depois de quatro faltas uma equipe "passou do limite" e as seguintes faltas são penalizadas com lances livres.
Overtime (Prorrogação) : Um período extra de cinco minutos que é jogado quando o partido terminou empatado depois dos quatro quartos. Se o jogo continua empatado depois da prorrogação, outro período será jogado até que o partido tenha um vencedor.
Pick (A Escolha ou Tela) : Quando um jogador ofensivo liberta um companheiro para que faça um lançamento depois de estabelecer uma tela que não permite que o rival defenda o lançador. Se o jogador que está proporcionando a tela não está imóvel e há contato com o rival, a jogada resulta numa falta ofensiva e a sua equipe perde a posse da bola.
Pick-and-Roll (Proporcionar uma tela com volta) : Uma jogada onde um jogador ofensivo proporciona uma tela, depois "gira" em direção a tabela e recebe um passe de um companheiro para fazer um lançamento.
Pivot (Pivô): A área próxima a tabela, geralmente onde jogam os centros, ou o ato de mudar de direção, depois que manter um dos pés no chão enquanto o jogador começa com o outro pé numa ou mais direções.
Player-control foul (Falta em controle do jogador) : Uma falta ofensiva que não é cometida quando um jogador arremessa, mas quando a equipe está com a posse de bola.
Point guard (Armador): Geralmente o melhor driblador da equipe e o homem que organiza o jogo ofensivo da equipe.
Power forward (Ala ou Pivô) : Ele é o dianteiro mais grande da equipe, quem geralmente tem a responsabilidade fazer rebotes e anotar.
Press (Pressão ou Pressionar) : Marcar muito proximamente. Pump fake (Uma ameaça) : Uma ameaça onde um jogador faz como se iria arremessar mas em realidade não o faz, esperando que seu marcador pule e perda a posição na quadra.
Quadruple-double (Dobro de Quadruple) : Uma realização muito rara (só ocorreu quatro vezes na história da NBA) onde um jogador acumula figuras duplas em quatro das seguintes categorias durante um mesmo jogo: pontos, rebotes, assistências, bolas roubadas e bloqueios.
Rebound (Rebotes): Obter o controle de um lançamento que foi fracassado, ou um lançamento que é recuperado.
Rejection (Bloqueio): Um lançamento que é bloqueado.
Salary Cap (Boné de salários) : Um termo comum para se referir à quantidade máxima de salário de uma equipe, a quantidade máxima que uma equipe pode pagar em salários durante uma temporada da NBA, com relação às regras do Acordo Coletivo de Negociações.
Set shot (Um arremesso sem pulo) : Um lançamento que é tomado enquanto um jogador tem ambos pés no chão. Era muito comum nas épocas anteriores do basquetebol, mas agora quase não existe, já que é muito mais difícil de bloquear um lançamento com pulo incluído.
Shot clock (Relógio de arremesso) : O relógio de 24 segundos usado para marcar o tempo das posses. Uma equipe deve tentar um lançamento que toca o aro antes dos 24 segundos ou senão perde a posse da bola.
Sixth Man (Sexto Homem) : O primeiro substituto da equipe, o primeiro substituto ao entrar na quadra.
Sky-hook (Gancho): Um lançamento onde a bola é arremessada quando a mão do jogador está em cima de um arco imaginário; Kareem Abdul-Jabbar, o líder de anotações de todos as tempos da NBA foi quem mais efetivamente usou-o.
Steal (Bola roubada) : Remover a bola da equipe contrária, tanto enquanto manipulam a bola ou depois de interferir um passe.
Switch (Mudar) : Quando dois companheiros mudam suas tarefas defensivas durante uma jogada.
Technical foul (Falta técnica): Um castigo por uma infração de conduta, como uma linguagem abusiva ou uma briga. Cada falta técnica resulta num lançamento livre para a equipe rival. Duas faltas técnicas em um jogo resultam numa expulsão automática para o jogador que cometeu a infração.
Three-point shot (Arremesso de três pontos) : Um lançamento que vale três pontos tomadas desde que atrás da área de 22 pés de distância da tabela.
Three-second violation (Infração de três segundos) : Um jogador ofensivo não pode estar mais de três segundos seguidos na zona pintada.
360: Aludir a uma defesa depois de fazer uma volta de 360 graus.
Tip-in (Tapear): Empurrar a bola para que entre na cesta.
Trailer (Reboque ou Seguidor) : Um jogador ofensivo que continua atrás do ataque rápido mas que muitas vezes está numa boa posição para anotar depois que a primeira onda de defensores o deixam atrás.
Transition (Transição) : A mudança do ofensivo à defesa, ou vice versa, quando a bola muda de equipe.
Traveling (Andar com a bola): Uma infração onde um jogador toma passos demais sem driblar a bola.
Triple-Double (Dobro Triplo) : Relativamente uma realização rara onde um jogador acumula figuras duplas em três das seguintes categorias durante o mesmo partido: pontos, rebotes, assistências, bolas roubadas e bloqueios.
Turnover (Bola perdida) : A perda da bola, devido a um mal passe ou manejo da bola, ou devido a uma falta ofensiva.
Veteran free agent (Veterano agente livre) : Um jogador que cumpre sua obrigação contratual com a sua equipe e torna-se um agente livre para assinar com qualquer equipe da NBA, com relação às cláusulas do Acordo Coletivo de Negociações.
Weak side (Lado fraco) : O lado do campo de jogo que esta mais longe da bola.
Zone (Zona) : Uma tática defensiva onde os jogadores defendem áreas do campo em vez de defender jogadores específicos. Na NBA é ilegal.