sábado, 11 de junho de 2011

Aleijadinho


Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, c. 29 de agosto de 1730ou, mais  

1814) foi um importante escultor,entalhador e arquiteto do Brasil colonial.
Pouco se sabe com certeza sobre sua biografia, que permanece até hoje envolta em cerrado véu de lenda e controvérsia, tornando muito árduo o trabalho de pesquisa sobre ele e ao mesmo tempo transformando-o em uma espécie de herói nacional. A principal fonte documental sobre o Aleijadinho é uma nota biográfica escrita somente cerca de quarenta anos depois de sua morte. Sua trajetória é reconstituída principalmente através das obras que deixou, embora mesmo neste âmbito sua contribuição seja controversa, já que a atribuição da autoria da maior parte das mais de quatrocentas criações que hoje existem associadas ao seu nome foi feita sem qualquer comprovação documental, baseando-se apenas em critérios de semelhança estilística com peças documentadas.
Toda sua obra, entre talha, projetos arquitetônicos, relevos e estatuária, foi realizada em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro PretoSabaráSão João del-Rei e Congonhas. Os principais monumentos que contém suas obras são a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Com um estilo relacionado ao Barroco e aoRococó, é considerado pela crítica brasileira quase em consenso como o maior expoente da arte colonial no Brasil e, ultrapassando as fronteiras brasileiras, para alguns estudiosos estrangeiros é o maior nome do Barroco americano, merecendo um lugar destacado na história da arte do ocidente.

Aleijadinho
Suposto retrato póstumo de Aleijadinho realizado por Euclásio Ventura no século XIX. Abaixo, sua assinatura
Nome completoAntônio Francisco Lisboa
NascimentoC. 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente, 1738
Ouro Preto
Morte18 de novembro de 1814
Ouro Preto
NacionalidadeBrasil Brasileiro
OcupaçãoEscultor, entalhador, arquiteto
Movimento estéticoBarroco e Rococó

quinta-feira, 2 de junho de 2011

AULA DE CIÊNCIAS : MADEIRA LEGAL e ILEGAL

Madeira Ilegal

 É importante não comprar madeira ilegal porque quando você compra madeira ilegal você esta contribuindo para  a destruição do meio ambiente causando o aquecimento global e destruindo a nossa falna brasileira matando os animais e as árvores e matando a se mesmo porque você vive na Terra e quando compra madeira ilegal ou retira madeira ilegalmente esta fazendo isso.

Madeira Legal

A madeira legal pode ser comercializada porque tem licença para retirar a madeira na maiorias das vezes para cada árvore retirada da natureza é plantada uma nova assim não afta o meio ambiente então que for usa madeira tem que ser madeira legal para não destruir o meio ambiente

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Resumo Aula de Espanhol

Hoje a professora explicou sobre muy e mucho.

Muy : Para intensificar cualidades

Mucho : Para intensificar acciones e comparaciones